Nice Content News

Quando fazer um curso online ou presencial? Qual dos dois se sobressai na hora de fazer uma escolha importante como estudar para um concurso ou algo do tipo? Existe algum tipo de benefício que traga vantagem em cada um deles dependendo da situação de cada pessoa?

Estudar presencialmente se tornou algo do passado, apesar de muitas pessoas ainda frequentarem universidades e escolas de curso de inglês, por exemplo. A internet veio para facilitar, e hoje muitas pessoas estudam do conforto de sua casa, online, usando apenas um computador para isso.

Mas, e qual das maneiras é melhor? Quando fazer um curso online ou presencial? Neste conteúdo exclusivo do Nice Content News vamos abordar esse assunto em detalhes, ajudando você leitor a fazer uma boa escolha para seu curso e aprendizado. Vamos lá, leia conosco! 

O que este artigo aborda:

Quando fazer um curso online ou presencial? – Diferenças e benefícios!
Quando fazer um curso online ou presencial? – Diferenças e benefícios!
Pin It

Diferenças entre curso online e curso presencial

Afinal, quando fazer um curso online ou presencial? Quais são as diferenças e benefícios? As aulas online e presenciais têm uma diferença substancial: as primeiras acontecem com ferramentas digitais, enquanto as últimas não. No entanto, são muitos os aspectos positivos e negativos que podem ser apontados em relação às duas categorias e, por isso, muitos preferem o primeiro tipo e outros preferem o segundo.

As aulas online e presenciais têm como principal diferencial a forma como acontecem. De fato, seus próprios nomes nos permitem entender que a primeira categoria inclui a lição “digital”, ou seja, aquela realizada por meio de plataformas ou aplicativos. Os professores, por exemplo, podem ser contatados através da plataforma adequada e a comunicação ocorre através de videochamadas.

O segundo tipo, por outro lado, é o do estudo que ocorre em um local físico. É, portanto, uma escola, um centro de estudos, com lições a serem realizadas na casa do aluno. Se esses foram os fatores de diversidade entre os dois tipos de aulas, há, no entanto, aspectos positivos e negativos para ambos os grupos.

Exemplos de vantagens de cursos online e presenciais

Quando fazer um curso online ou presencial? Quais são as vantagens em cada um dos casos? A pessoa que solicita a aula pode ser um trabalhador que deseja aprender uma língua estrangeira ou que deseja realizar cursos de aprofundamento.

Nesses casos, trata-se de disciplinas que têm pouco tempo livre disponível para aprender e, ao reservar cursos online, poderá economizar tempo. Os estudos remotos também permitem que você tenha tudo ao seu alcance e até o pagamento pode ser feito de forma digital.

As aulas presenciais, por outro lado, têm a vantagem de poder estar junto com outras pessoas, confrontar pessoalmente com os alunos e com o professor. Isso pode desenvolver habilidades organizacionais e outras habilidades relacionadas às relações sociais. No entanto, também existem aulas virtuais compostas por vários indivíduos, mas a conexão sempre ocorre remotamente. Existem, portanto, fatores positivos para ambos os tipos de aulas, mas não faltam elementos negativos:

Exemplos de desvantagens de cursos online e presenciais

Quando fazer um curso online ou presencial? Quais são as desvantagens em cada um dos casos? Se a conexão não funcionar bem, no curso online, a videochamada pode ser interrompida com frequência e isso pode perder tempo ou fazer o aluno perder o foco.

Esse é um aspecto negativo da aula online, que se resolve, porém, escolhendo a melhor plataforma ou uma boa conexão com a Internet. As repetições em formato digital também costumam ser individuais e isso permite que o aluno se concentre melhor e esclareça suas dúvidas.

Em uma aula presencial, no entanto, pode haver pessoas que não queiram seguir da forma correta e que perturbem os outros. A tudo isto devemos também acrescentar um esclarecimento: os componentes negativos deste tipo de aulas podem realmente ser diferentes de aluno para aluno. Na verdade, existem aqueles que preferem estudar presencialmente e aqueles que preferem fazê-lo diretamente à distância.

Um aspecto desvantajoso do estudo presencial, por exemplo, é o fato de ter que ir a um local físico, arriscando perder tempo para chegar até ele e depois voltar para casa.

Remotamente, por outro lado, basta um clique para iniciar a aula e outro para encerrar a conexão. A maioria dos alunos agora parece estar ficando cada vez melhor com o estudo digital, mas também é verdade que não faltam pessoas que preferem estudar presencialmente.

Quando cada um dos casos é indicado?

Respondendo a sua pergunta inicial sobre quando fazer um curso online ou presencial: depende. A resposta varia muito de acordo com a sua necessidade. Caso você aprenda somente com o auxílio de um professor sempre que precisar, a aula presencial é dedicada a você.

Mas, se você tem facilidade de aprendizado, mas não possui muito tempo livre em seu cotidiano, então a aula online é a mais indicada para você, já que é possível acessar seu curso e estudar a qualquer momento de qualquer lugar. Até a próxima!

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Equipe Nice

A equipe do Nice Content News conta com diversos profissionais competentes e altamente qualificados para trazer o melhor conteúdo para você.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse