sábado, 10 de dezembro de 2022 - 10/12/2022 02:00:24
Nice Content News

Encontrar um país com bons índices de educação realmente não é uma tarefa fácil. Afinal de contas, é realmente difícil manter todas as pessoas conscientes da real importância de uma educação de qualidade.

Muitas pessoas vão dizer que investir em educação é um dos meios mais importantes para se desenvolver uma sociedade. Mas a esmagadora maioria dessas pessoas não fazem nenhuma ideia do que isso realmente significa.

E a cada dia que passa é menos relevante ter um curso de ensino normal, onde a pessoa faz a educação fundamental, ensino médio e então sua faculdade. Ter um diploma em mãos realmente não está mais garantindo emprego para ninguém.

Enquanto isso, cursos online grátis, por mais simples que sejam, têm se mostrado uma opção realmente útil para conseguir empregos.

Então, quais os grandes desafios da educação no Brasil? Como seria possível realmente alcançar uma melhor qualidade de ensino e ter pessoas mais capacitadas no nosso território nacional?

Hoje propomos aqui uma pequena lista de possibilidades e uma pequena reflexão.

Vamos conferir?

O que este artigo aborda:

Quais os desafios da educação básica no Brasil?

Nosso objetivo aqui é sermos concisos de alguns dos principais problemas que temos captado no país ultimamente. Entretanto, você pode também dar as suas opiniões e avaliações sobre o tema.

Estamos à disposição para ouvir e debater mais sobre o assunto. Basta ir até a sessão de comentários e dar a sua visão, correção ou até mesmo incluir um item que acha que tenhamos deixado de lado.

E assim que possível podemos contribuir para uma segunda versão do assunto. 

1. Acessibilidade

Cada vez mais o ensino tem se tornado uma parte do mundo digital. E é possível notar a expansão enorme de cursos de graduação, pós-graduação e outros que se apresentam no mundo digital.

Existem até mesmo uma multidão de cursos gratuitos que realmente permite você alcançar um patamar incrível de excelência. Garantindo de maneira interessante que você consiga ter resultados no longo prazo.

Além disso, é possível perceber que você pode encontrar várias modalidades de ensino diferentes. Práticas interativas, aulas assíncronas e coisas melhores ainda estão por vir.

A própria proposta do metaverso pode fazer com que uma aula seja à distância e presencial ao mesmo tempo.

E claro, a grande maioria do Brasil ainda não está pronta para ter uma infraestrutura tão robusta para receber este tipo de possibilidade.

Embora algumas empresas como a Starlink estejam possibilitando internet de alta velocidade em locais remotos, ainda é um pouco cedo para podermos falar sobre toda a extensão do país.

2. Infraestrutura básica

Quando se quer aprender uma habilidade de qualquer tipo, é normal procurar por aulas particulares ou mesmo em grupos pequenos. Claro, como há uma dedicação maior nas aulas particulares, é tudo muito mais eficiente, e mais caro também.

Mas quando falamos de educação pública temos um histórico triste de superlotação. É realmente difícil encontrar uma escola pública que não esteja lotada e que ainda assim tenha que aceitar um grande número de alunos.

As salas não possuem condições adequadas e muitas vezes é possível encontrar problemas com materiais didáticos e outros tipos de insumos.

Reverter este quadro ainda não é uma tarefa fácil. E será realmente necessário diminuir a concentração de alunos por sala se quisermos ter resultados melhores.

3. Desinformação

Muitos pais e famílias de maneira geral ainda desacreditam da necessidade do estudo. E mesmo com programas sociais que podem ajudar financeiramente a complementar a renda da família, algumas simplesmente preferem retirar os jovens da escola para integrar a força laboral.

Este era um hábito mais comum no passado, mas que tem ainda uma adesão tristemente alta. Muitos não possuem problemas reais financeiros, mas apostam neste tipo de escolha por pensarem ser positivo trabalhar em idades mais jovens.

De fato o trabalho tem suas experiências positivas, mas seria bom deixar de educar alguém em uma fase tão crucial para este tipo de situação?

4. Novo ensino médio

Uma medida iniciada em 2017 começa a entrar em vigor este ano, que é o novo ensino médio. O projeto estava para começar antes, mas a pandemia teve que alterar os planos.

Então, com a proposta do novo ensino médio, o calendário das escolas, assim como os espaços físicos que ela precisará oferecer serão consideravelmente diferentes. O que faz com que muitas adaptações sejam necessárias.

Isto sem dúvida nenhuma é um grande desafio para um sistema de educação que já está saturado e bastante estressado com as condições atuais que são mais brandas.

5. Respeito aos professores

Sem dúvida nenhuma uma classe que tem sido cada vez mais depreciada são os professores. Sejam eles de cursos técnicos, faculdades ou mesmo de escolas de ensino básico ou médio.

A falta de respeito com os professores não vem somente dos alunos, embora este seja um fato muito comum, vem também das próprias escolas e secretarias de ensino.

Se queremos mesmo ter resultados, então é importante que esta classe, que está liderando toda a luta do ensino, esteja também sendo remunerada adequadamente, recebendo respeito e tendo uma carga horária que seja justa.

A saúde mental destes profissionais muitas vezes se mostra frágil por conta das condições desafiadoras. Talvez um trabalho direcionado para o fortalecimento pessoal também seja importante.

E claro, entregar uma possibilidade de crescimento. Algo que permita que estes profissionais estejam através de um caminho de melhora constante, com alvos e pretensões futuras.

O crescimento na carreira não necessariamente seria o foco, mas sim um melhoramento das capacidades pessoais. Garantindo que a pessoa possa ser um profissional em crescimento constante.

Cursos de capacitação e educação contínua são sempre uma excelente opção.

Conclusão

Como você pode ver, o Brasil ainda tem uma série de problemas e desafios que ainda precisam ser transpostos se quisermos realmente alcançar um bom patamar quando o assunto é educação.

Entretanto, tudo tem mostrado um caminho brilhante e eficiente para que consigamos realmente alcançar um nível próspero no futuro.

Desde cursos profissionalizantes livres, até mesmo escolas de ensino técnico públicas, o brasileiro tem se adequado às necessidades do mercado e está se mostrando realmente.

Por fim, se você quer saber mais sobre quais os grandes desafios da educação no Brasil, veja o vídeo do canal Quebrando o Tabu.

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Equipe Nice

A equipe do Nice Content News conta com diversos profissionais competentes e altamente qualificados para trazer o melhor conteúdo para você.

1

Pode ser do seu interesse