Nice Content News

Você consultou seu oftalmologista e foi informado de que precisa de óculos, ou sua receita aumentou. 

Quando isso acontece, você tem que escolher entre diferentes tipos de lentes para óculos e escolher a que melhor se adapta ao seu formato de rosto.

Embora o estilo da armação seja importante para a visão, as características das lentes podem melhorar sua visão.

Portanto, existem três critérios principais que devem ser considerados idealmente ao selecionar as lentes: o material usado, o tipo de ponto focal desejado e o valor da dioptria, ou potência.

O que este artigo aborda:

Tipos de lentes para óculos: 10 opções
Tipos de lentes para óculos: 10 opções
Pin It

Como escolher minha lente?

Ao comprar novos óculos, você verá que há três tipos de lentes para óculos para escolher: monofocal, bifocal e multifocal.

As lentes monofocais têm apenas um ponto focal de visão, que pode ser próximo ou distante. Ou seja, eles podem corrigir miopia (dificuldade de enxergar de longe), hipermetropia (dificuldade de enxergar de perto) ou astigmatismo (dificuldade de enxergar tanto de perto quanto de longe).

Cada caso difere porque, para miopia, são usadas lentes convergentes e, para miopia, lentes divergentes são usadas.

As lentes bifocais, por outro lado, têm dois pontos focais: um foco próximo e um foco distante. 

A lente multifocal é a única lente que inclui os três campos de visão de miopia, visão intermediária e hipermetropia. 

Além disso, possui vários pontos focais e oferece uma transição gradual de um grau para o outro.

No entanto, tanto as lentes bifocais quanto as lentes multifocais são recomendadas para pessoas com presbiopia (comumente conhecida como fadiga ocular).

Após saber quantos pontos focais você necessita, você poderá escolher o tipo de lente para óculos.

10 melhores tipos de lentes para óculos

1. Anti-reflexo

As lentes dos óculos refletem parte da luz que as atinge. Isso torna os olhos das pessoas que usam óculos menos visíveis. Além disso, esses reflexos podem causar alguns fantasmas, o que atrapalha a visão.

Uma fina camada de lentes anti reflexo reduz esse efeito “espelho”, melhorando a estética e a qualidade visual dos óculos.

2. Anti-risco

No tratamento anti riscos, uma camada de quartzo é aplicada na superfície da lente para aumentar a resistência a arranhões e impactos.

3. Anti-embaçante

Este tratamento controla a quantidade de umidade que se condensa na superfície da lente, evitando o embaçamento da lente.

É adequado para pessoas que trabalham em ambientes com grandes mudanças de temperatura, por exemplo, locais de alto resfriamento.

4. Anti-engordurante

Resíduos de graxa nas lentes podem causar manchas e embaçamento. A aplicação de um filme especial “liso” reduz a aderência de sujeira à lente.

5. Filtro para luz UV

Todas as lentes de óculos de boa procedência possuem um filtro que bloqueia de 95% a 100% dos raios UV. Mesmo as lentes claras têm filtros UV.

6. Filtro para luz azul

Recentemente, foi demonstrado que a luz azul artificial prejudica a visão e prejudica a qualidade do sono.

Portanto, para quem costuma usar computadores ou aparelhos eletrônicos, as lentes com filtro de luz azul são uma boa escolha.

Após saber o tipo da lente que deseja, você poderá escolher o material usado.

7. Lentes de Acrílico

O acrílico, também conhecido como lentes CR-39 ou Orma, é o material mais comum no mercado. Apesar de ser uma lente leve, ela é extremamente durável, o que a torna uma opção bastante vantajosa para quem busca economia.

No entanto, devido ao seu baixo índice de refração (1,50), as lentes acrílicas são recomendadas para miopia até 4 graus ou astigmatismo hipermetrópico até 2 graus. Em graus mais altos, as lentes podem ficar mais grossas, diminuindo a estética.

8. Lentes Trivex

As lentes Trivex também são lentes muito leves e duráveis. Por serem altamente resistentes a quedas e choques, são mais indicados para crianças e atletas. Possuem índice de refração de 1,53, o que os torna ideais para quem tem notas baixas. A nitidez que esse material proporciona a quem o utiliza também é outra característica das lentes Trivex.

9. Lentes de Policarbonato

As lentes duráveis ​​de policarbonato são adequadas para pessoas com 4 graus de miopia ou 2 graus de astigmatismo para hipermetropia. 

Devido ao seu índice mais elevado, o efeito dos vidros mais finos (para vidros com menos de 4 graus) é facilmente perceptível. Como o policarbonato tem um índice de refração mais alto do que outros materiais, isso garante um vidro mais fino.

10. Lentes de Resina

As lentes de resina são mais adequadas para pessoas que são míopes ou hipermetropes devido ao seu alto índice de refração. Para lentes acima de 4 graus, apenas a resina pode garantir lentes finas.

Mas lembre-se que é preciso ficar atento ao design das lentes e ao tipo de armação para conseguir o efeito desejado. Os índices de refração das lentes de resina são: 1,60, 1,67, 1,74 e 1,76.

Cada uma dessas métricas dará aos seus óculos uma aparência final diferente, ainda mais dependendo da sua prescrição. 

Para miopia moderada de 4 a 6 graus, são recomendadas lentes de resina com índice de refração de 1,60 ou 1,67. 

Agora, se você realmente quer óculos com bordas mais finas, é melhor usar lentes de índice mais alto.

Por fim, se você quiser mais algumas dicas de tipos de lentes para óculos, veja o vídeo do canal El Hombre.

Com isso, você sabe agora quais são os tipos de lentes para óculos mais usadas.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Equipe Nice

A equipe do Nice Content News conta com diversos profissionais competentes e altamente qualificados para trazer o melhor conteúdo para você.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse