Nice Content News

Os apaixonados pela arte da culinária estão sempre em busca de técnicas que possam acelerar o preparo e melhorar o sabor dos alimentos. Hoje em dia, é muito comum utilizar itens e eletrodomésticos que ajudam no processo, como a Airfryer, um liquidificador Oster ou trituradores de alho.

No entanto, a velha e boa faca é a melhor aliada em boa parte da missão na cozinha. Afinal, existe um jeito certo, ou mais prático, de descascar, picar ou triturar alimentos? Confira as dicas abaixo e descubra!

O que este artigo aborda:

9 técnicas para descascar, picar ou triturar alimentos
9 técnicas para descascar, picar ou triturar alimentos
Pin It

Usar o mandolim

Também conhecido como fatiador multiuso, o mandolim é prático para picar legumes, tubérculos e frutas. Tudo o que precisa ser feito é escolher um dos cortes, prender o alimento no suporte adequado e fazer movimentos de vai e vem.

Cortar o alho ao meio

Como o alho é um tempero muito utilizado na cozinha, alguns truques ajudam a remover a casca mais facilmente. Um deles envolve fazer um corte na metade do dente, mas não ir até o final. Depois é só abrir as duas metades, retirar a casca e, se desejar, picar em pedaços menores.

Apostar no processador

O processador de alimentos se tornou tão importante na cozinha quanto o liquidificador. Inclusive, há quem prefira comprar o multiprocessador, já que traz as duas funções (processador e liquidificador). Basta cortar o alimento em pedaços médios e adicionar no eletrodoméstico para que seja triturado.

Investir no descascador

A faca é uma grande aliada na hora de descascar frutas e legumes, mas você encontra praticidade se apostar no descascador. Ele retira apenas a casca, sem chance de errar e cortar além do necessário. Além disso, funciona em cascas mais finas, como a do tomate.

Descascar alho com um pote

Essa é uma técnica simples e prática para quem não tem paciência na hora de descascar o alho e precisa de vários para sua próxima receita. Tudo o que você precisa fazer é colocar os dentes de alho em um pote com tampa. Vede bem o pote e chacoalhe com força por aproximadamente 20 segundos. Ao abrir o pote, os alhos estarão sem casca.

Usar uma colher para tirar a casca do ovo

Tirar a casca do ovo é bastante desafiador. Inclusive, segundo Ravi Leite, chefe de cozinha, quanto mais velho o ovo, mais sua película fica agarrada na clara. Para facilitar o trabalho de descascar, bata levemente na casca com a colher e tire um pedaço dela. Em seguida, coloque a colher por dentro da casca e gire até que ela solte do ovo cozido.

Ter um pilão para macerar

A técnica de macerar é usada para alho, pimentas e especiarias. Tenha um pilão e coloque o alimento ali dentro. Depois, é só amassar com a ajuda do macerador ou socador. No caso do alho, é importante primeiro descascar e depois colocar no pilão.

Cortar a cebola em cubos ou brunoise

São quatro os cortes de cebola mais conhecidos: cubos, brunoise, tirinhas e rodelas. Cubos e brunoise seguem a mesma técnica, você só precisa cortar a cebola ao meio e depois o lado oposto à raiz. Em seguida é feito um corte paralelo à base e depois cortes transversais. Para finalizar, é só cortar a cebola na largura em que deseja.

Cortar a cebola em rodelas ou tirinhas

Em rodelas não há muito segredo, você só precisa cortar a parte da cebola oposta à raiz, tirar a casca, segurar firme e fazer cortes paralelos. Já em tirinhas, você corta a cebola ao meio e retira as duas pontas dela. Em seguida, você gira o bulbo e segura a cebola nas laterais cortadas. Faça cortes paralelos, e as tirinhas estão prontas.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Equipe Nice

A equipe do Nice Content News conta com diversos profissionais competentes e altamente qualificados para trazer o melhor conteúdo para você.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse