Nice Content News

Será que você sabe qual o aço mais forte do mundo hoje? Se você é um fã de filmes de herói, você pode ter na mente nomes como adamantium e vibranium, mas infelizmente para quem trabalha com minérios, esses dois tipos de aço só existem dentro da ficção.

Enquanto o vibranium é um tipo de aço capaz de absorver impactos, o adamantium é indestrutível em sua forma física, e uma vez sólido não pode ser derretido novamente. Na vida real não temos nenhum tipo de aço que tenha a mesma capacidade, mas temos alguns tipos interessantes também. 

O aço inox, por exemplo, é um dos mais interessantes que temos. Ele é usado para lidar, por exemplo, com a comida, com saúde, e tudo isso porque ele é um aço extremamente fácil de se limpar e esterilizar, sendo um dos tipos de aço mais comum e mais utilizado no nosso dia a dia. 

Ele também consegue ser bem resistente, apesar de não ser o aço mais resistente e forte que temos. O seu poder de resistência é sim muito impressionante, e a prova disso é o quanto ele é utilizado para fazer coisas grandes e que precisam durar, como eletrodomésticos, por exemplo, entre outras coisas.

Se o assunto de hoje fosse o aço mais impressionante que temos, certamente inox estaria entre as primeiras colocações, mas a dúvida real aqui é: qual é o aço mais resistente do mundo?

O que este artigo aborda:

Qual o aço mais forte do mundo?
Qual o aço mais forte do mundo?
Pin It

Erros comuns

Quando alguém pergunta qual o aço mais forte do mundo, muitas pessoas podem ter vários palpites para dar, e alguns até bem comuns. Nós citamos dois tipos de aço da ficção justamente porque ela tende a deixar as pessoas extremamente enganadas sobre algumas coisas.

E mesmo que uma pessoa não acredite no adamantium e vibranium existam de verdade, ainda é muito comum elas darem um palpite errado que acontece muito.  

Esse palpite errado quase sempre é o titânio. Para muitos, ele é o aço mais forte de todos, uma vez que sempre é citado em filmes e séries quando alguma coisa precisa ser feita de algo resistente.  

E o titânio é realmente um tipo de aço especial, um dos maiores que temos, sendo sim muito forte, resistente e até leve. É muito usado em obras, máquinas, e por grandes empresas como a Furaço Chapas Perfuradas. Mas não, ele ainda não é o aço mais forte que existe.

Qual é o aço mais forte do mundo?

A resposta pode deixar você fascinado com uma história muito interessante. O aço mais forte que existe é o tungstênio, o metal mais forte que é possível de ser encontrado na natureza.  

Talvez você nem nunca tenha ouvido esse nome, mas saiba que ele tem resistência à tração de 1.510 megapascais, e mesmo sendo forte boa parte da história da humanidade nem soube que ele existia.  

Isso porque o tungstênio foi descoberto somente no século 18, e é um dos tipos de elemento com número atômico maior que o ferro, o que faz com que ele não possa ser criado através de fusão nuclear em estrelas como por exemplo o nosso próprio sol.  

Na verdade, a teoria mais aceita é que o tungstênio tenha sua formação através de grandes explosões de estrelas muito massivas. Uma explosão de supernova acaba criando energia o suficiente para que esse material seja lançado por todo o universo em uma velocidade média de mais de 30 mil km por segundo.  

Esse tipo de explosão é considerada rara, e por conta disso, o número de tungstênio é pequeno, cerca de 1,25 para cada 1.000.000 de gramas da crosta da terra.  

Isso não muda o fato de que ele hoje é extremamente usado em algumas aplicações, como por exemplo usinagem, corte de metal, mineração, perfuração de rochas, lâmpadas, e até na criação de componentes militares.  

O tungstênio tem até ajudado a humanidade a ir para o espaço, já que é colocado também na produção de bicos de motores de foguete, muito pela alta resistência ao calor que eles possuem. 

Vale lembrar que por ser um dos aço mais resistente do mundo, ele é extremamente caro, e por conta disso trabalhar com ele não é algo para qualquer empresa.  

E se quisermos falar de outros metais que também são muito resistentes, podemos falar também do cromo, que também é um dos poucos tipos de aço mais fortes que o próprio titânio, ficando atrás apenas do tungstênio.

Ele é um metal muito duro e brilhante, que é utilizado na fabricação do inox. Ele também é usado para fazer o chapeamento em alguns automóveis.

Além disso, o cromo ainda por cima é um suplemento dietético que é realmente muito importante para nós, e que pode ser encontrado em cogumelos, brócolis, algumas carnes e alguns outros tipos de alimentos que consumimos todos os dias.

Por fim, se você quer saber mais sobre qual o aço mais forte do mundo, veja o vídeo do canal Matrix Ferramentas Af.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Equipe Nice

A equipe do Nice Content News conta com diversos profissionais competentes e altamente qualificados para trazer o melhor conteúdo para você.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse