Nice Content News

Existem vários sacramentos na ICAR – Igreja Católica Apostólica Romana, alguns são: Batismo, Crisma e Casamento. Mas, existem um que poucas pessoas sabem o que é: Madrinha de Consagração. Essa pessoa é responsável por algumas coisas na vida da criança.

Uma das responsabilidades é estar presente na vida da criança até ela crescer, e guiar ela nos passos da consagração e da luz. Ajudando ela e aconselhando a não adquirir vícios como: Cigarro e Bebidas, pois estas são a porta de entrada para coisas mais trevosas ainda.

Sendo assim, se você recebeu o convite para ser madrinha de consagração de batismo, você deve ser um exemplo. Você sendo exemplo, não poderá beber nem fumar. Principalmente para você ter autoridade com a criança ao qual você será madrinha de consagração.

Você será o espelho de Nossa Senhora na vida da criança! Irá representar ela, por isso, deve viver como ela viveu. Ela não era safada, sem vergonha, sacana, pilantra, caloteira, beberrona nem vivia uma vida de prostituição, e se você é assim, abandone essas práticas pecaminosas!

O que este artigo aborda:

Padrinhos de consagração batizando uma criança
Padrinhos de consagração batizando uma criança
Pin It

O que é a consagração à nossa senhora?

Para que uma pessoa possa participar do ritual de madrinha de consagração a nossa Senhora, você deverá ser devota dela. E assim, você irá se apresentar com a criança após o batismo dela. E fazer o voto de consagração a Nossa Senhora.

Você será o espelho da grande mãe rainha na vida da criança e irá ajudá-la espiritualmente. Por isso, seu papel será sempre, levá-la a se consagrar em todos os sentidos. Irá transmitir a ela os valores de uma pessoa de bem e ajudar nos momentos de batalha espiritual dela. O que leva a paz e propósito de acordo com a reflexão de Romanos 8 da Bíblia.

Esse ritual é de extrema importância na vida do seu afilhado. Então, faça com muito carinho e devoção! Pois sua missão deverá ser por toda a vida dela, ainda que ela seja adulta. Este é um sacramento oculto, em que você deverá ajudar a criança inconscientemente a seguir o caminho do bem.

O que é madrinha de consagração?

Vale lembrar que há uma diferença entre madrinha de consagração, madrinha de batismo e crisma. Vamos explicar a seguir:

Madrinha de Batismo: Aquela que leva até o tanque batismal e guia a criança em sua vida religiosa e pessoal.

Crisma: Madrinha que acompanha o afilhado no momento onde é consagrado e confirmado como católico praticante na vida adulta.

Madrinha de Consagração: É a madrinha responsável por ajudar na proteção espiritual do afilhado, incitando-o a participar sempre dos ritos religiosos.

Ou seja, o significado de madrinha de consagração é aquele que irá guiar os passos do afilhado a não se desviar dos caminhos da fé, e não ir para o mundo e adquirir os vícios, pecados mortais e capitais. Seu trabalho será melhorar a crença na fé da criança até ela crescer.

Qual a diferença entre padrinhos de consagração e batismo?

Antigamente, o padrinho de batismo era o esposo da madrinha. Mas, com o passar dos anos esse costume mudou. Mas, não quer dizer que está correto, visto que a sociedade corrompeu o costume de casamento.

O Padrinho de consagração é aquele que estava presente junto a madrinha, ambos escolhidos pela mãe da criança. Existem alguns casos em que a criança escolhe a pessoa que será padrinho e madrinha de casamento, mas normalmente são os pais.

A pessoa que quer ser Padrinho de consagração será o co-ajudador da madrinha de consagração, e o papel dele é ser a referência masculina que irá ajudar a criança em momentos de saúde e na educação. Seu dever é ajudar na educação e bons costumes da criança. E aconselhá-la sempre que a mesma estiver com mau costume junto ao pai da criança.

Existe padrinho de consagração?

Sim, existe! Mas, somente em alguns casos, onde os pais assim desejam. Principalmente, quando a madrinha é casada, e a criança ou os pais expressam o desejo que isso se estenda também ao companheiro dela.

Não é muito comum, nem muito necessário. Mas, é indicado, para que, quanto mais pessoas participarem da educação espiritual da criança, melhor! Mas, um adendo deve ser feito, você poderá escolher a mesma pessoa para ser madrinha de consagração e batismo.

Qual o papel da madrinha de consagração?

O nome propriamente diz: Madrinha de CONSAGRAÇÃO. Ou seja, ela é responsável por incentivar a criança a sempre ir para a igreja. Estar periodicamente fazendo visitas a criança. E também por ensinar ela bons valores espirituais.

Sendo ela a responsável por incentivar a criança a estar em comunhão com a fé, para assim, a criança crescer com proteção espiritual. Outro papel da madrinha de consagração é ensinar a criança a orar as 4 orações principais: Pai Nosso, Santo Anjo, Ave Maria e o Credo.

Outro ponto que a Madrinha de Consagração deve ajudar é em momentos de fragilidade emocional da criança. Ela deverá ser ajudante da Madrinha de Batismo. E ambas deverão socorrer a criança em caso de enfermidades espirituais.

O papel de estar orando sempre por seus afilhados de consagração também é importante. Rezar o terço por eles também é algo aconselhado a se fazer periodicamente. A madrinha de casamento também deve ser a fiscalizadora da madrinha de batismo.

O que a madrinha de consagração faz na hora do batizado?

Basicamente, a madrinha de consagração incentiva a criança a fazer o seu voto de fé. E com isso, ela não tem muito o que fazer neste momento sagrado. Basta que ela esteja presente nesse momento e que esteja presente periodicamente na vida da criança.

O que é preciso para ser madrinha de consagração?

Um dos primeiros requisitos é ser católica. E se possível católica praticante, mas isso não impede que uma outra pessoa possa ser. Ela também deve ser batizada na ICAR, e estar com frequência na igreja e participar do corpo de cristo. Se possível for, deverá ser casada no civil, e também no religioso.

Para ser madrinha de consagração precisa ser crismada?

Não! Porém, há igrejas locais em que o responsável exige. O que não é errado, pois, um católico confirmado e praticante, deverá guiar outro a se tornar um católico completo, não é mesmo? Deverá ser um católico adulto na fé para guiar o afilhado a se tornar também um.

Madrinha de consagração precisa fazer curso?

A resposta é bem simples: Não. Porém, caso esta queira, poderá expressar o desejo de fazer o curso de batismo junto a madrinha de batismo. Este desejo deverá ser expresso aos pais, e solicitado à paróquia local a autorização. É pedido que se explique a causa, principalmente para saber os direitos e deveres.

Qual a idade para ser madrinha de consagração?

Bastando ser maior de idade, a pessoa poderá ser madrinha de consagração. Vale lembrar que, a fé do Brasileiro na Mãe de Deus é tão grande, que os mesmos exigem que haja um padrinho e madrinha para ajudar na consagração da criança após o batismo.

Pela igreja Católica, a madrinha de consagração não é considerada um sacramento, com isso, as exigências são menores. Mas, deve-se cumprir os requisitos mínimos de um cristão que tenha um testemunho limpo!

Qual a roupa a madrinha de consagração deve usar?

Não há uma regra específica neste caso. Mas, se for mulher, deve vestir as vestimentas de uma mulher cristã, que se possível, vestido para madrinha de consagração que cubra os peitos, braços e pernas. Vestir roupas para madrinha de consagração modestas, neste caso, é uma regra.

O homem, poderá ir de terno ou de social. Porém, caso não se sinta bem vestindo essas roupas, se possível, cubra as pernas com calça, evitando ir de bermuda. Poderá vestir-se de roupas esportivas, mas que se possível cubra os braços e evite expor o peitoral.

Cabelos de mulheres e homens cristão também fazem-se necessários neste caso. Penteados simples são os recomendáveis, porém, não são regra. Evite óculos escuros durante a cerimônia. Roupas de tons claros são mais aconselháveis visto que a maioria das cerimônias são feitas durante a manhã e o dia.

Evite neste dia o uso de colares extravagantes ou algo que cubra a cabeça, como por exemplo: Chapéus, Bonés, Turbantes. Evite no dia também, se possível evitar de comer carne antes da cerimônia. Mas, como é de costume no Brasil, um churrasco após a cerimônia está totalmente permitido.

O que a madrinha de consagração deve dar de presente?

A regra aqui é que, não é obrigatório presente de madrinha de consagração para afilhado no batizado. Porém, caso queira, você poderá dar algo ligado a sua fé para a criança. Como por exemplo, um escapulário, ou medalha de um santo de sua devoção.

É costume de alguns padrinhos de consagração e Madrinhas de consagração viajar com o afilhado para conhecer igrejas em outras cidades. Sendo assim, você poderá pedir aos pais autorização para levar a criança em uma viagem sua e aproveitar e apresentar-lhe alguma igreja.

Se desejar, poderá também, pagar uma viagem e ir com a criança até um local próximo a sua cidade que representa a fé na Mãe de Deus. Podendo ser algum santuário dedicado à mãe rainha. E ensinar a criança a quem ela foi consagrada.

Você também poderá dar uma mensagem de madrinha de consagração para afilhada, impressa ou em alguma foto de vocês duas com uma dedicatória, Poderá escrever um agradecimento por ser madrinha de consagração da criança, o padrinho poderá, a escolha, aparecer nesta foto.

Madrinha de consagração pode ajudar a escolher a roupa do batismo?

Sim, com algumas restrições. Este costume de ajudar a escolher a roupa de Batismo é de opção dos pais e de preferência da madrinha e do padrinho de batismo. Porém, tudo que é conversado e acertado poderá ser feito.

Sendo assim, se você é ou foi convidada para ser madrinha de consagração ou padrinho de consagração, poderá sim ajudar a escolher as vestimentas da criança. Desde que você expresse esse desejo para os pais dela. E caso isso for permitido, você pode contribuir para que esta ocasião ocorra.

A Simbologia da Cruz, Coroa e Espinhos na Jornada da Fé

Dentro da trajetória de fé e devoção, muitos símbolos são utilizados para representar momentos e ensinamentos sagrados. As cruz coroa espinhos imagens são particularmente significativas na tradição católica.

A cruz, onde Jesus foi crucificado, é o símbolo máximo do sacrifício e amor divino pela humanidade. A coroa de espinhos, colocada em sua cabeça, representa os sofrimentos e perseguições que ele enfrentou.

Estas imagens não são apenas representações visuais, mas também são ferramentas de meditação e reflexão para os fiéis.

Ao considerar o papel de uma madrinha ou padrinho de consagração, é essencial lembrar desses símbolos e do que eles representam.

Eles servem como lembretes do compromisso de guiar seu afilhado pelos caminhos da fé, enfrentando desafios e permanecendo firme na devoção, assim como Jesus fez diante da cruz e da coroa de espinhos.

Conclusão

Estar presente em todos os momentos da vida da criança, levando ela para igreja é o dever da madrinha e padrinho de consagração ensinar ela o que são os pecados mortais e capitais também. Levar ela para a igreja sempre que possível é algo opcional mas que é boa coisa.

Enfim, você será levantada na vida da criança por Maria Santíssima para ajudar na salvação da alma dela. Se você ajudar ela a salvar a alma dela, irá ajudar a salvar a sua também! Pois, toda vez que você se consagrar, estará cada vez mais próximo do reino dos céus!

Ajude ela a não entrar nos vícios! E ensine que ao crescer, que ela não viva uma vida de putaria e perversão, isso será sua missão na vida daquela criança. Ensine que ela deve se casar e ser esposo e esposa de uma pessoa só, e que trair impedirá ela de herdar a vida eterna.

A oração da madrinha de consagração pode muito em seus efeitos!

Por fim, para saber mais sobre o papel da madrinha de consagração, veja o vídeo do canal Padre José Carlos Pereira.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Equipe Nice

A equipe do Nice Content News conta com diversos profissionais competentes e altamente qualificados para trazer o melhor conteúdo para você.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse