Nice Content News

Você não sabe o que significa madeira de demolição? A madeira é utilizada em muitos acabamentos de residências e escritórios devido à sua robustez, durabilidade e textura. Além disso, quase tudo pode ser construído com ela, como sofás, estantes, mesas, etc.

No entanto, sua extração não é tão benéfica para o meio ambiente. Por isso, a madeira de demolição é uma alternativa à madeira normal.

A madeira de demolição, como o nome sugere, vem da demolição de algumas edificações, como galpões. Geralmente, a madeira reaproveitada é peroba rosa, ipê, carvalho ou pau-rosa.

Quando higienizada e tratada adequadamente, a madeira demolida assumirá a forma desejada e nenhuma peça ficará idêntica à outra, afinal, os sulcos característicos formados pelos pregos e o desgaste natural da madeira previamente utilizada conferem exclusividade a cada peça de madeira para demolição.

Este material está diretamente relacionado à sustentabilidade e ao uso consciente da natureza de forma que nos beneficie. Muitas dessas madeiras são nobres, não são extraídas do meio ambiente, mas são reaproveitadas e adquirem novas funções sem causar danos ao ecossistema.

Já há algum tempo a madeira de demolição ocupa lugar de destaque na decoração, conquistando a preferência de designers e arquitetos renomados que pregam a responsabilidade ecológica em suas obras. Você também pode ter uma peça em sua casa.

A madeira de demolição pode ser utilizada em painéis que revestem as paredes e trazem um ar rústico ao ambiente. Também pode ser usado para fazer portas, pisos, jardins verticais, escadas, cercaduras de lareira, mesas, cadeiras, bancadas, cômodas, cristaleiras, divisórias, janelas, aparadores, enfeites e muito mais.

A manutenção simples garante a vida útil do móvel. Se for exposto ao sol e à chuva, deve ser protegido com verniz. Se deixá-lo dentro de casa, os especialistas recomendam polir com lã de aço seca e aplicar uma camada de cera de carnaúba para restaurar o brilho.

O que este artigo aborda:

O que significa madeira de demolição?
O que significa madeira de demolição?
Pin It

O que é a madeira de demolição?

Madeira de demolição é a madeira produzida pela extração de madeira valiosa de estruturas antigas, como casas, galpões ou armazéns. É um material de alto valor agregado e é utilizado na fabricação de móveis, janelas, portas, painéis e revestimentos.

A madeira demolida é extraída com uma desmanchadora, e o piso e as vigas de madeira são aproveitados principalmente para reaproveitamento. As madeiras de demolição mais comuns são: peroba-rosa, ipê, carvalho, jacarandá, pinho riga, perobinha do campo, cerejeira e braúna.

Uma das coisas estranhas sobre a madeira de demolição é que quanto mais velha ela é, mais durável ela é. Isso acontece porque com o tempo, ela para de ressecar, empenar e entortar.

Como funciona a extração dessa madeira?

A restauração começa com a limpeza, de preferência com uma prensa de água de alta pressão em vez de produtos químicos cáusticos que podem danificar a madeira.

Após a secagem, alise as peças na mesma espessura. Só então elas podem ser cortadas em formatos mais interessantes para a comercialização.

Quanto ao acabamento, pode ser mais rústico ou receber uma camada de verniz/cera que dará um aspecto mais refinado à madeira demolida (mas não tira o aspecto natural).

Consumo e Restauro

Quanto mais antigas as toras de demolição, melhor. Isso porque ela para de secar, perder a forma e desfiar com o tempo. No entanto, isso não o isenta de alguns cuidados. Por serem peças mais antigas, podem chegar ao mercado com muitos furos de pregos, ranhuras e bitolas diferentes. Portanto, é mais seguro comprar materiais de empresas que os preparam para novos usos.

No entanto, algumas pessoas preferem comprar depósitos de demolição fechados. Nesse caso, é importante observar que a perda fica entre 15% e 30% devido a danos em componentes que eventualmente ficarão inutilizados para construção e reforma.

A restauração começa com a limpeza, de preferência com uma prensa de água de alta pressão em vez de produtos químicos cáusticos que podem danificar a madeira. Após a secagem, as pranchas precisam ser achatadas na mesma espessura. Só então são cortados nas laterais para obter pino e caixa (mais comum) ou empena (um tipo de chanfro). Se planejados como juntas secas, serão colocados lado a lado sem encaixes, tendo assim um efeito mais rústico.

As vantagens dos móveis de demolição

A madeira de demolição é um material que pode agregar valor a qualquer tipo de projeto. Além da durabilidade, uma das vantagens mais interessantes é a sua singularidade.

Cada peça possui ranhuras e texturas exclusivas que agregam mais valor ao material. Dado esse histórico, é usado principalmente para projetos de alto nível.

Também foi importante ressaltar que o material é sustentável, pois esse reaproveitamento evita a derrubada de árvores nativas. Outro benefício da remoção de madeira é a resistência a cupins e intempéries.

Onde comprar madeira de demolição?

A madeira de demolição pode ser encontrada em lojas especializadas. Lembre-se, é imprescindível verificar se as empresas que você cita podem certificar a origem do material.

Como não há legislação oficial sobre esse tipo de venda, muitos vendedores vendem madeira nova com aspecto desgastado. Portanto, preste atenção extra para evitar transtornos.

Uma dica para evitar esses golpes na hora de comprar madeira derrubada é pedir para visitar o estoque e ver as tábuas em seu estado original.

Por fim, se você ainda tem alguma dúvida e quer saber mais sobre o que significa madeira de demolição, veja o vídeo do canal Madeira de Demolição.

Com isso, agora você sabe tudo sobre os móveis de demolição.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Equipe Nice

A equipe do Nice Content News conta com diversos profissionais competentes e altamente qualificados para trazer o melhor conteúdo para você.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse