Nice Content News

Os terrários são pequenos ecossistemas em miniatura, compostos por plantas, solo e pedras, contidos em um recipiente fechado. Eles são uma ótima opção para quem deseja trazer um pouco da natureza para dentro de casa, sem precisar se preocupar com muitos cuidados. Além disso, os terrários fechados são uma excelente opção para quem tem pouco espaço, pois podem ser colocados em qualquer cantinho da casa.

O que este artigo aborda:

Como fazer um terrário fechado

Como fazer um terrário fechado

Pin It

O que é um terrário fechado?

Um terrário fechado é um ambiente em miniatura que simula as condições naturais para o desenvolvimento de plantas. Ele é composto por um recipiente de vidro ou plástico transparente, que pode ser aberto ou fechado, com plantas e elementos decorativos em seu interior. A principal característica de um terrário fechado é a sua capacidade de manter umidade e calor, criando um ambiente propício para o crescimento das plantas.

Como fazer um terrário fechado passo a passo

Para fazer um terrário fechado, você vai precisar de alguns materiais básicos, como um recipiente de vidro ou plástico transparente, pedras, carvão ativado, terra e plantas. Siga os passos abaixo para criar o seu próprio terrário fechado:



Passo 1: Escolha o recipiente

O primeiro passo é escolher o recipiente que será utilizado para o terrário. Ele pode ser uma jarra de vidro, um aquário, um pote de vidro ou até mesmo uma garrafa pet cortada ao meio. O importante é que o recipiente tenha uma abertura para a entrada de ar e que seja transparente para permitir a entrada de luz.

Passo 2: Prepare o fundo do recipiente

Coloque uma camada de pedras no fundo do recipiente, cerca de 2 a 3 cm de altura. Essa camada vai ajudar na drenagem da água e evitar o apodrecimento das raízes das plantas.



Passo 3: Adicione carvão ativado

Em cima da camada de pedras, adicione uma camada de carvão ativado. Esse material tem a função de filtrar a água e evitar o acúmulo de bactérias e fungos no terrário.

Passo 4: Coloque a terra

Em seguida, adicione uma camada de terra para plantas, cerca de 5 a 7 cm de altura. Certifique-se de que a terra esteja bem úmida, mas não encharcada.



Passo 5: Escolha as plantas

Escolha as plantas que serão utilizadas no terrário. Prefira plantas de pequeno porte, que se adaptem bem a ambientes úmidos e com pouca luz. Algumas sugestões são: suculentas, cactos, mini samambaias e musgos.

Passo 6: Faça o plantio

Com a ajuda de uma pequena pá ou colher, faça pequenos buracos na terra e plante as suas plantas escolhidas. Certifique-se de que as raízes estejam bem cobertas pela terra.



Passo 7: Decore o terrário

Para deixar o seu terrário ainda mais bonito, você pode adicionar elementos decorativos, como pedras, conchas, galhos e miniaturas de animais. Use a sua criatividade para criar um ambiente único.

Passo 8: Feche o recipiente

Por último, feche o recipiente e coloque-o em um local com luz indireta. O terrário deve ser mantido em um ambiente com temperatura amena, entre 20°C e 25°C. Evite expô-lo diretamente ao sol, pois isso pode causar o superaquecimento do ambiente interno.

Cuidados com o terrário fechado

Para manter o seu terrário fechado saudável e bonito, é importante seguir alguns cuidados básicos. Confira:

  • Mantenha o terrário em um local com luz indireta;
  • Regue o terrário apenas quando a terra estiver seca, evitando o acúmulo de água;
  • Retire as folhas secas e mortas sempre que necessário;
  • Evite deixar o terrário exposto ao sol direto, pois isso pode superaquecer o ambiente interno;
  • Caso o terrário fique com mau cheiro ou com mofo, abra a tampa por alguns minutos para ventilar e, se necessário, troque a terra e as plantas afetadas.

Conclusão

Fazer um terrário fechado é uma atividade simples e prazerosa, que pode trazer um pedacinho da natureza para dentro da sua casa. Além de ser uma ótima opção de decoração, os terrários fechados também ajudam a purificar o ar e trazem um pouco de tranquilidade para o ambiente. Siga as dicas deste artigo e crie o seu próprio terrário fechado, deixando a criatividade fluir e cuidando com carinho das suas plantinhas.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Diego Augusto

Formado em Sistemas de Informação na Faculdade Pitágoras. Apaixonado por tecnologia e sempre antenado as novidades. Trabalho no mercado a mais de 10 anos como desenvolvedor Web. Sou especialista em desenvolvimento de sistemas e sites em arquitetura serverless.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse