Nice Content News

O portão automático é a confirmação de que a automação está presente em nosso dia a dia, mas programar um controle de portão pode causar muitas dúvidas. Pensando nisso, nós do Nice Content News separamos uma forma simples e eficaz para você codificar um controle de portão eletrônico.

Em primeiro lugar, o processo de configurar um controle de portão eletrônico é bem simples e fácil. Essa ação soluciona problemas do cotidiano, além de contar como economia de tempo e dinheiro, pois se torna desnecessário a contratação de instaladores e aparelho para codificar o controle do portão.

Portanto, para realizá-lo é necessário ter acesso à placa do seu portão, e seguir algumas etapas.

O que este artigo aborda:

Como configurar um controle de portão eletrônico?
Como configurar um controle de portão eletrônico?
Pin It

Como fazer para codificar o controle de portão?

A configuração de um controle de portão automático pode ser feito sem a presença de um especialista, mas de qualquer maneira a segurança tem que ser levada em consideração.

Por exemplo, alguns locais da placa têm pontos energizados que levam perigo, dessa maneira só manipule com as mãos os botões de configuração que será descritos dentro dos passos aconselhados, não encoste nos pontos onde os cabos são ligados a placa nem em seus parafusos, a não ser que todo o circuito esteja desligado.

O que é preciso para configurar o controle de portão automático?

  1. Acesso físico à placa
  2. Reset da placa
  3. Conferir a compatibilidade do controle remoto com a placa
  4. Codificação do controle remoto pretendido

Como configurar controle de portão eletrônico?

Desde já, siga os passos abaixo para programar um controle de portão eletrônico:

Acesso físico à placa

É mais comum que as placas de motores do portão automático fiquem inseridas em uma caixa no corpo do motor, e isso torna mais fácil a instalação e a manutenção do sistema do portão.

Então, ao ter acesso à caixa com a placa deve-se ter muito cuidado quando fechá-la de maneira a não deixar vácuos onde possam infiltrar água, grande parte das caixas de proteção tem uma borracha de vedação, não se esqueça de conferir a recolocação dessa borracha quando concluir a manutenção.

Reset da placa

Antes de fazer esse passo para reprogramar o controle de portão é importante entender que todas as informações contidas na placa sumirão e todos os controles que antes estavam memorizados serão deletados.

Ademais, isso pode representar um sério problema em placas que tenham diversos controles já programados como as de prédios e condomínios.

Apesar disso, para apagar as informações contidas no sistema, basta apertar o botão Learn, instalado na placa, por alguns segundos, e de agora em diante o sistema não identifica nenhum comando e nenhum controle já codificado nela anteriormente.

Portanto, ao resetar sua placa, não se esqueça de programar os controles remotos que serão usados para controlar a placa em questão.

Averiguar a compatibilidade do controle remoto com a placa

Caso o controle a ser codificado seja adquirido à parte, certifique-se de que ele é coaduna à placa do seu portão em relação à frequência, as frequências mais comuns são 433MHz e 292MHz, por exemplo.

É relevante entender que essa ligação entre placa e controle se refere a uma frequência wireless.

Apoiado nessas informações você consegue programar o controle do portão sem muitas dificuldades. 

Pode te interessar: Como abrir portão eletrônico manualmente?

Gravar o controle de portão desejado

Para que essa placa já resetada venha sincronizar algum controle, é preciso apertar novamente o botão Learn, logo às luzes localizadas na placa vai apontar a ação.

Depois disso, aperte o botão do controle remoto que você quer configurar, as luzes irão responder a esse sinal piscando, pressione novamente o botão do controle remoto e ele estará codificado para essa placa.

Do mesmo modo, para que outros controles sejam habilitados, basta fazer a mesma coisa. 

A quantidade de controles que podem ser codificados a um motor está vinculada a particularidade construtiva da placa usada nesse processo, um portão eletrônico da marca Peccinin CP4000, por exemplo, possui a capacidade de codificação para 100 controles diferentes.

Quanto a marcas para portões automáticos, os líderes de mercado são Rossi, PPA, JFL, SEG (Garen) e Peccinin. Essas marcas são elogiadas quanto à qualidade e estão tomando espaço no mercado rapidamente. Esses passos servem para configurar controle remoto de qualquer portão.

Por fim, caso você tenha dúvida em como codificar um controle de portão eletrônico, veja o vídeo do canal XProjetos.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Equipe Nice

A equipe do Nice Content News conta com diversos profissionais competentes e altamente qualificados para trazer o melhor conteúdo para você.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse