Nice Content News

O verão veio com tudo, e embora algumas pessoas adorem o calor e as altas temperaturas, é inegável que isso pode fazer um pouco mal para a pele, principalmente se não hidratamos a pele constantemente.

Mas existe uma parte do nosso corpo que é mais suscetível ao ressecamento, e muitas pessoas sofrem com esse problema, que são os pés. Os pés ressecam muito mais facilmente, e precisam de uma atenção especial se a pessoa não quiser pés feios e cascudos.  

Mas não é só uma questão de estética. As pessoas não querem pés ressecados, mas esse ressecamento da pele dos pés pode gerar problemas. Pés mais cascudos tendem a rachar, essas rachaduras podem causar dor extrema, além de poderem sangrar.

E como se tudo isso já não fosse o suficiente, é muito mais possível contrair bactérias nos pés quando eles estão desse jeito, uma vez que seus pés já ressecaram, vai ser um longo tratamento até que eles voltem ao normal.

Por conta disso, o mais recomendado é que você corra atrás disso antes que eles fiquem ruim, o mais importante é que você faça um trabalho de prevenção, para manter seus pés sempre hidratados e nunca precise correr atrás do prejuízo.

E para ajudar você nessa missão, hoje nós estamos aqui. Com o verão logo aí, hoje vamos dar as melhores dicas de como você pode prevenir o ressecamento da pele dos pés durante o verão, para garantir que toda a pele do seu corpo, incluindo a dos pés, esteja saudável e não atrapalhe você a aproveitar com tranquilidade a estação mais quente do ano. 

O que este artigo aborda:

Como prevenir o ressecamento da pele dos pés: 4 dicas
Como prevenir o ressecamento da pele dos pés: 4 dicas
Pin It

1. Cremes hidratantes

Vamos começar com o item mais esperado dessa lista: os cremes hidratantes. Se existe um produto que serve para justamente melhorar a saúde dos seus pés, você deveria estar utilizando, principalmente porque hoje em dia existem cremes especializados nisso e para os pés.  

Os cremes servem para agir justamente no problema de ressecamento fazendo com que você não precise se preocupar. Basta aplicar o creme com a frequência indicada na embalagem, e você tem a garantia de que seu pé sempre vai estar sedoso.

E além disso, o creme também serve para você compensar depois de algumas atividades que você fizer, atividades que podem ressecar o pé, e a aplicação do creme naquele dia pode retardar os efeitos. Vamos inclusive combinar o creme com outros itens que vamos citar aqui. 

2. Seque bem os pés

No verão é fácil temos a ideia de nos refrescar nadando, procurando as fontes de água mais próxima, seja a piscina, ou seja, mesmo no mar, caso você tenha essa oportunidade, mas nos dois casos é preciso ficar muito atento e tomar cuidado.

As piscinas usam de alguns produtos químicos para se manterem limpinhas, principalmente o cloro. O cloro resseca a pele em geral, mas faz um estrago em particular nos pés, sem contato prolongado pode fazer muito mal. 

Já no caso do mar, embora faça menos mal, a água contém sal, o que também pode ajudar a deixar a pele, e principalmente os pés ressecados. Então muito cuidado quando você resolver se refrescar, o mais indicado é que ou você não fique muito na água, ou que depois de nadar você passe um creme, mas em ambos os casos você deve secar muito bem os pés após sair da água.

3. Cuidado com seus calçados

Existem diversos tipos de calçados que são completamente contra indicados nos dias de verão, principalmente tudo o que abafa seu pé. Tudo o que deixa ele mais quente e mais abafado contribui diretamente para o quanto ele vai ficar ressecado.

Por isso, o ideal é que você use sempre aqueles calçados mais arejados, que deixam mais pele à mostra para que ela possa respirar. Não tem segredo, para homens o recomendado são os chinelos, para as mulheres as rasteiras femininas.

Além disso, não se esqueça de deixar sempre os calçados bem limpinhos, mesmo os chinelos não podem pegar umidade ou podem fazer mal para seus pés, deixando-os ressecados mesmo que sem abafar.

4. Esfoliação e lixa

Vez ou outra você vai aperceber que nossos pés não são tão delicados quanto acreditamos, e alguns tratamentos mais radicais, por assim dizer, vão ser necessários, e isso inclui a esfoliação e o lixamento dos pés.

A ideia por trás desses dois procedimentos é tirar tudo o que não estiver vivo do seu pé, como pele morta. A pele morta ajuda a criar aquela casca nele, principalmente no calcanhar, e vai ajudar a dar ainda mais cara de ressecado para eles.

Por conta disso, é mais do que recomendado fazer isso de tempos em tempos, se preferir pode fazer sempre com um profissional da área. Esse é um bom procedimento a se fazer antes de passar um creme hidratante inclusive.

Por fim, se você quiser mais algumas dicas de como prevenir o ressecamento da pele dos pés, veja o vídeo do canal Patricia Elias.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Equipe Nice

A equipe do Nice Content News conta com diversos profissionais competentes e altamente qualificados para trazer o melhor conteúdo para você.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse