Nice Content News

Apesar de muitas pessoas acharem que eles são iguais, o desodorante e o antitranspirante são muito diferentes. Eles têm características, proposições e até resultados diferentes. E o melhor é que ambos já contam com diversas opções no mercado antitranspirantes com ou sem cheiro, cremes, sprays ou roll-on, desodorantes veganos, que não mancham a roupa e até ajudam a clarear manchas.

Quando as axilas não estão equilibradas, elas podem apresentar algumas características específicas, entre elas o mau cheiro e o suor excessivo. Para cada um desses problemas, há um dermocosmético ideal, sendo dividido entre antitranspirantes e desodorantes. Cada um deles tem a finalidade de cuidar de uma dessas situações.  

O que este artigo aborda:

Desodorante nivea men
Desodorante nivea men
Pin It

Características do desodorante 

Como o próprio nome já diz, o desodorante tem a função de “desodorizar”, ou seja, diminuir ou exterminar o odor. Por isso, ele é indicado para pessoas que não costumam suar muito, mas que querem minimizar ou acabar com o odor das axilas.

O odor do suor em si, não tem cheiro. Na realidade, o suor nada mais é do que o corpo se resfriando, para manter a temperatura corporal e, para isso, libera água do organismo. No entanto, na nossa pele há algumas bactérias que decompõem as substâncias do suor e são elas que produzem o odor ruim, principalmente por causa de substâncias como os ácidos carboxílicos.

Por isso, os desodorantes são indicados nesse caso. Eles possuem substâncias químicas que ajudam a inibir as bactérias, auxiliando a mascarar o cheiro ruim. Dentre as principais substâncias do desodorante, estão o triclosan, essências e álcool. Por isso, é importante ficar atento ao sol, para não provocar manchas escuras na pele, devido à alta exposição solar.

Características do antitranspirante

Já a função dos antitranspirantes é eliminar a sensação de pele molhada e do suor em si. Eles bloqueiam as glândulas sudoríparas, ajudando a deixar o corpo seco, através de inibidores de transpiração.

A principal substância dos antitranspirantes é o cloridrato de alumínio, que funciona como um bloqueador, ajudando a fechar os dutos das glândulas sudoríparas, fazendo que o suor seja produzido em menor quantidade e reduzindo a transpiração. 

Apesar de ter uma boa proposta, vale lembrar que ao utilizar antitranspirantes há o risco de causar obstrução dos poros, por causa dos bloqueios, causando inflamações e irritações na área. Além disso, algumas pesquisas revelaram que o alumínio utilizado pode causar câncer de mama nas mulheres, já que ele é absorvido pelo corpo e acaba se acumulando no organismo.

Produtos naturais servem como desodorantes ou antitranspirantes?

Existem pessoas que utilizam até produtos naturais para diminuir o suor ou o cheiro das axilas. Produtos como leite de magnésia e talcos com bicarbonato de sódio podem ajudar a minimizar os efeitos das bactérias e funcionam como um antitranspirante caseiro.

Mas vale lembrar que esses produtos não foram feitos exclusivamente para isso e não funcionam de maneira igual para todos. Por isso, é necessário testar e entender o que se adapta melhor à sua pele e às suas necessidades.

Como manter as axilas em equilíbrio e saudáveis?

Independentemente de qual produto for escolher, é importante manter outros hábitos para que as axilas fiquem saudáveis e livres das bactérias ruins, que produzem os maus cheiros. 

  • Invista em sabonetes antissépticos, que vão auxiliar a matar e controlar as bactérias causadoras de mau cheiro;
  • Quando sair do banho, lembre-se de enxugar bem as axilas, para diminuir a umidade nelas. Isso ajudará a minimizar a proliferação das bactérias;
  • Escolha produtos que sejam eficazes, mas que respeitem a composição corporal e a integridade da axila, livre de substâncias tóxicas.

Por fim, se você quer saber mais sobre a diferença entre desodorante e antitranspirante, veja o vídeo do canal Se Liga, Mana por Camila Rodrigues.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Equipe Nice

A equipe do Nice Content News conta com diversos profissionais competentes e altamente qualificados para trazer o melhor conteúdo para você.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse