Nice Content News

Um dos principais componentes que não pode faltar no seu carro com certeza é o óleo de motor, afinal, é ele que permite que todas as peças do seu carro funcionem perfeitamente. Além disso, ele também é responsável por fazer com que o seu carro se desgaste menos e, consequentemente, dure mais.

Portanto, nada mais justo do que aprender mais sobre os tipos de óleo e saber exatamente o que está colocando no seu carro. Em outras palavras, queremos dizer que a melhor escolha do óleo de motor para o seu carro acontece quando você sabe o que está fazendo.

Por isso, nós do Nice Content News, preparamos esse artigo para esclarecer, de uma vez por todas, as suas dúvidas sobre os tipos de óleo de motor. Então, preste muita atenção nas próximas dicas e sugestões, elas te ajudarão a evitar muitas dores de cabeça no futuro!

O que este artigo aborda:

Mecânico trocando o óleo de motor de um carro
Mecânico trocando o óleo de motor de um carro
Pin It

Qual a função do óleo de motor?

O óleo de motor, de maneira geral, funciona como um lubrificante. Sua principal função é se colocar entre as peças durante o funcionamento do motor. Isso significa que o desgaste do atrito será menor e a duração da vida útil do motor, maior.

Como em diversas áreas do mercado, o consumidor tem à sua disposição uma série de marcas e tipos de óleo. Uma mais enfeitada e chamativa que a outra.

Entretanto, todo esse marketing por vezes pode confundir mais o cliente do que informar. Exatamente por isso, é preciso recorrer sempre a pessoas e fontes confiáveis, na hora da troca de óleo do motor.

Como descobrir tudo sobre óleo de motor?

A primeira opção para tirar dúvidas sobre os tipos de óleo de motor pode ser consultar diretamente um profissional na área de mecânica. Contudo, precisa ser alguém que desperte confiança. E, principalmente, que mostre domínio sobre esse assunto.

Outra possibilidade é recorrer a uma loja especializada em óleos lubrificantes, como a Top Oil. Lá, você poderá contar com a orientação de especialistas com conhecimento e experiência para te ajudar a encontrar o óleo ideal para o motor do seu veículo.

Quais as características de um lubrificante de motor?

Duas características são importantes serem observadas em todos os tipos de óleo lubrificante: a viscosidade e a aderência. 

A viscosidade do óleo é a propriedade que ele tem de escorrer. Ou seja, é o quanto o óleo realmente pode fluir entre as peças para lubrificar todas as partes do motor. 

Já a aderência, como o próprio nome já diz, é a propriedade do óleo “grudar nas peças”. Por exemplo, ao entrar em contato com as peças, ele precisa aderir-lhes em certo nível. É justamente isso que cria uma espécie de capa, protegendo as peças. 

Tipos de óleo de motor

Os tipos de óleos que temos à disposição no mercado estão divididos, grosso modo, em três tipos: mineral, sintético e semissintético. Vejamos cada um deles:

Óleo mineral

O lubrificante de tipo mineral é o menos complexo dos três tipos de óleo. Basicamente, se trata de um produto que vem do mais simples refinamento do petróleo. O que faz com que ele seja um óleo mais robusto, encorpado e um pouco mais residual que os demais.

Em razão disso, recomenda-se o seu uso nos veículos mais antigos. Isso porque os motores possuem uma força mais bruta e não apresentam dificuldades. Pelo contrário, se desenvolvem até melhor com esse tipo de lubrificante.

Óleo sintético

Já o óleo sintético é totalmente criado em laboratório. Sua fabricação visa um maior rendimento do produto, o que faz com que a sua durabilidade seja maior que os demais tipos. Além disso, outra vantagem é que ele deixa menos resíduos que o mineral.

A recomendação de seu uso vai para aqueles carros mais modernos, que exigem um pouco mais de refinamento no lubrificante que está entre suas peças.

Óleo semissintético

O óleo semissintético é como uma mistura dos dois anteriores. Não que isso realmente aconteça, como uma mistura em um recipiente. Na verdade, é uma mistura em sua composição, um óleo mineral misturado com alguns aditivos sintéticos.

Como não se trata puramente nem de um, nem de outro, acabou se tornando um novo tipo de óleo: o semissintético, que possui propriedades dos dois. 

Qual o melhor óleo para motor?

O melhor tipo de óleo é sempre aquele recomendado no manual do proprietário. Além disso, a troca deve ser sempre acompanhada e realizada por um profissional da área. Não vale a pena arriscar seu veículo realizando isso sozinho. Mas nada impede de saber o que está sendo colocado no seu veículo. E a melhor maneira de saber qual o óleo mais adequado ao motor do seu carro é conhecendo os principais tipos de óleo. Por isso, não deixe de olhar com muita atenção para esse lubrificante.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Equipe Nice

A equipe do Nice Content News conta com diversos profissionais competentes e altamente qualificados para trazer o melhor conteúdo para você.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse